“Olhar nos olhos dos minúsculos bebês e ver a sua dor é terrível.” Disse Harry Styles enquanto a One Direction visitou a África com a Comic Relief.
Harry Styles olha com espanto o pequenino em seus braços. Ele sussurra: “Ele é o menor bebê que eu já vi.”
Em algumas horas atrás, o bebê tinha sido levado para um dos principais hospitais infantis de Gana no meio da noite. Uma infecção deixou o seu corpo extremamente fraco, mas os médicos conseguiram estabiliza-lo, para o alívio de sua mãe Nusira. Claramente abalado, Harry diz: “Minha mãe se preocupa comigo o tempo todo então eu não consigo imaginar quão terrível deve ser para essas mães verem seus bebês tão mal”.
“Olhar nos olhos dos bebês e ver a sua dor é terrível”.
É cedo em uma manhã de segunda feira e os garotos da One Direction vieram ao superlotado hospital infantil Princess Marie Louise em Accra. Harry, Zayn, Liam, Niall e Louis estiveram em uma viagem de dois dias a capital de Gana para o Red Nose Day.
Um vídeo de sua aventura africana será mostrado durante o Let’s Dance For Comic Relief no BBC1 hoje à noite às 18:50h (horário do Reino Unido).
Durante a sua visita ao hospital, os meninos testemunharam a realidade dos bebês que lutam diariamente pela suas vidas contra doenças tão comuns como diarreia e pneumonia – doenças que podem ser facilmente prevenidas por vacinas.
Todo ano, cerca de 1,7 milhões de crianças no mundo morrem de doenças que podem ser evitadas pela vacinação. Isso equivale a uma criança a cada 20 segundos.
Na unidade de emergência, Liam conversava com Philomina, uma mãe desesperada que correu com sua filha de 2 meses ao hospital às 3 da manhã. O médico teme que ela tenha pneumonia – uma doença que derruba milhares de crianças em Ghana. Na cama oposta está Desirue de 7 meses, a qual foi trazida pela sua mãe após um episódio de severa diarreia.
Com o rosto pálido, Liam sacode a sua cabeça enquanto ele tenta processar a cena, dizendo:“Deve ser tão difícil ver seu bebê tão doente”.
“Em casa nós tomamos vacina como algo garantido. Mas nem todas as crianças tem acesso a ela e isso pode fazer a diferença entre a vida e a morte”.
“Eu já assisti antes os eventos do Red Nose Day e fiquei em lágrimas. Mas ver esses bebês tão doentes é outro nível de tristeza. Você não percebe o quão difícil pode ser a vida em outras partes do mundo.”
Minutos depois, uma jovem traumatizada mãe atravessa com tudo a porta de emergência, carregando seu filho inconsciente.
O flácido corpo da criança de três anos é rapidamente examinado pela equipe que avisa que ele está “muito, muito afetado pela malária”.
Ver uma criança tão gravemente doente é demais para Harry. Em meio a lágrimas ele diz:“Aquele menininho é muito fraco pra segurar sua cabeça levantada, ou até mesmo chorar. É tão triste. Ele está deitado gravemente doente, enquanto um mosquiteiro poderia ter protegido ele. Nossos parentes se preocupam com o que nós seremos quando nós crescemos, mas esses pais se preocupam de seus bebês contraírem pneumonia ou diarreia, as quais podem ser prevenidas com vacinas de 5 libras.”
Lá em cima, na ala aguda, onde os murais do Ursinho Pooh decoram as paredes, Zayn foi conversar com Sara, que trouxe seu neto de 16 meses de idade, Paul.
Zayn se comove quando ela explica que a mãe de Paul – sua filha de 34 anos de idade – morreu de pneumonia há três semanas. Para piorar a situação, o pai do menino está desaparecido pelos últimos dois anos, o que significa que Sara foi deixada para cuidar de seus quatro netos sozinha.
Sua história de cortar o coração abala tanto Zayn que ele precisa ir lá fora pegar um pouco de ar. Ele diz: “Olhando para esse bebezinho completamente desamparado sem pais para cuidar dele, eu não pude evitar em pensar em minhas irmãs e pensar o que teria acontecido se elas estivessem na mesma posição. Nós todos desperdiçamos dinheiro mas a coisa mais importante que pode fazer é doar £5 para proteger as crianças dessas doenças.”
Na mesma ala, Louis conhece Hajia. A avó abalada tem dormindo no chão junto à cama de seu neto de dez meses pelo último mês. Como muitos aqui, o pequeno Faliratu é órfão e foi internado com pneumonia, tuberculose e desnutrição depois que sua mãe morreu há quatro semanas.
Louis ouve com descrença enquanto Hajia explica de alguma forma, ela vai ter que cuidar de oito crianças. Ele diz: “Eu não sei como ela vai conseguir.”
Na próxima cama, Niall fala com a mãe Leticia, uma vendedora ambulante de comida a qual sua filha Araba de dois ano está sofrendo de pneumonia de desnutrição. Ele diz: “Ela me disse que não ganha dinheiro suficiente para cuidar dela.”
Nas ultimas duas semanas ela tem sentado preocupada ao lado da cama de sua filha, quando uma leva de vacinas poderia ter acabado com o sofrimento. “Ver essas crianças doentes põe tudo em perspectiva.”
Mas, apesar das cenas sombrias os meninos estão testemunhando, o progresso está sendo feito. Em 2012, recém-nascidos começaram a ser vacinados contra o rotavírus – um problema estomacal que pode causar diarreia, um dos maiores assassinos de crianças do país.
A Comic Relief também está ajudando a financiar a GAVI – uma aliança que está empenhada em fornecer vacinas para crianças em países pobres. Juntos, eles estão trabalhando para oferecer a vacina contra o rotavírus em toda Gana para ajudar a proteger os bebês dessa doença potencialmente fatal.
E, felizmente, eles já estão fazendo uma diferença enorme com hospitais vendo menos casos de crianças que sofrem de desidratação grave, como resultado de diarreia.
Depois do hospital, os meninos da One Direction visitaram uma clínica de vacinação em pleno andamento e é uma visão alegre e barulhenta. Louis diz: “É incrível – essas mães são capazes de terem seus bebês vacinados graças à generosidade dos telespectadores Comic Relief.”
“Nós sabemos que a arrecadação do nosso single do Red Nose Day vai ajudar a proteger os bebês, mas todos podem fazer a sua parte também. Por menos de uma nota de cinco libras, o preço de um café e um pedaço de bolo, você pode salvar pequena vida – e essa é a melhor sensação do mundo.”
Tudo sobre a doenças preveníveis:
- 500.000 mortes por malária a cada ano na África
- 85% dessas mortes são crianças com menos de 5 anos
- 1,5 milhão de crianças mortas por diarreia a cada ano
- 4 libras custo de uma vacina para diarreia
Todo o dinheiro arrecadado a partir do single oficial do One Direction para o Red Nose Day, One Way Or Another (Teenage Kicks), irá ajudar as pessoas pobres e vulneráveis em todo o Reino Unido e África.
A canção está disponível para download a partir de amanhã no iTunes e estará nas lojas Sainsbury em todo o país (Inglaterra) a partir de segunda-feira.
Fotos:
E nós que temos tudo hoje em dia, e reclamamos de tudo, é porque certamente não fomos a um lugar assim, esse sem duvida eu considero a melhor matéria que eu fiz desde a criação deste blog, e as vezes samos tao fúteis a ponto de reclamar de um brinquedo ou presente que ganhamos ou se não ganhamos presentes, mas deveríamos ficar mais do que feliz, porque estas crianças não tem nada, e o que mais elas querem não é um brinquedo e sim uma vacina....
Eu chorei enquanto eu li esta matéria pode até ser que eu sou muito sensível e choro por tudo, mas esta matéria me tocou profundamente e espero que tenha tocado vocês também.